Avaliação radiográfica dos parâmetros de normalidade do osso cuboide
TEMA:
Pé e Tornozelo
FORMATO DE APRESENTAÇÃO:
Apresentação Oral
PALAVRAS-CHAVE:
Osso Cuboide; Fraturas Ósseas
Introdução: As fraturas do cuboide são incomuns e podem passar despercebidas com frequência. São associadas a lesões das articulações de Lisfranc e comumente apresentam padrão de esmagamento lateral (tipo "quebra-nozes"). Tal lesão pode cursar com complicações clínicas como artrose e deformidade em abdução do antepé. Nós buscamos estabelecer parâmetros radiográficos de normalidade do osso cuboide, com o objetivo de definir a ocorrência do encurtamento da coluna lateral do pé nas fraturas deste osso.
Métodos: Foram selecionados 58 pacientes adultos (58 pés), de ambos os sexos e sem lesão atual ou prévia do cuboide. Radiografias dos pés em incidência oblíqua interna foram feitas e dois parâmetros foram avaliados. O primeiro foi a medição do ângulo alfa, formado entre as superfícies articulares distal e proximal do cuboide e o segundo foi a razão entre as paredes lateral e medial.
Resultados: Os valores do ângulo alfa nas 58 radiografias variaram de 25 a 51 graus, com média de 36 graus. A razão entre as paredes lateral e medial do cuboide variou entre 0,35 e 0,69, com média de 0,50. Não houve diferença dos achados entre os sexos.
Conclusão: Os parâmetros radiográficos estudados podem ser úteis na definição da anatomia do cuboide e na caracterização do encurtamento da parede lateral deste osso, especialmente nos casos de fraturas com impacção lateral, bem como no restabelecimento anatômico peroperatório.